Estratégia de Desenvolvimento
- dedicar-se a inúmeras áreas, como música, busca e comércio eletrônico — sem, contudo, provocar seus maiores concorrentes. (Vale lembrar o ataque impiedoso da Microsoft contra a Netscape no final da década de 1990). “É de enorme importância esse posicionamento que evita invadir a área de atuação da Microsoft”, diz Kendall Whitehouse, diretor sênior de tecnologia da informação da Wharton. “Atualmente, nenhuma outra empresa aparece mais no radar da Microsoft do que o Google.”
- Xavier Dreze, professor de Marketing da Wharton, diz que a estratégia do Yahoo permitiu à empresa voar baixo e escapar do radar de outras empresas, e ainda assim competir com inúmeros concorrentes em vários mercados de Internet. Conseqüentemente, a Microsoft compete com o Yahoo, mas é também parceira dele. “A Microsoft se sente mais à vontade na companhia do Yahoo”, diz Dreze, salientando que a Microsoft e o Yahoo entraram em acordo em 12 de outubro para tornar compatíveis seu software de mensagens instantâneas.
Pontos fortes da Concorrência do Yahoo
- Google: Criatividade, inovação e um grande trabalho de marketing em torno de seus produtos e serviços.
- Microsoft: Diversificada, lider em software há muitos anos, inumeras parcerias, marketing.
Problemas Encontrados a Partir da Escolha das Estratégias
- O principal problema diz respeito à liderança de mercado, pois por se utilizar da estratégia de ser parceira das principais concorrentes a Yahoo acaba deixando a Google e Microsoft brigando pela liderança enquanto compete com empresas de menor expressão no mercado.
Estratégia de Futuro
- O Yahoo está se preparando para a convergência entre a televisão e a Internet com a criação de um mecanismo de busca para vídeo, fazendo parcerias com produtores como Mark Burnett, criador de “O Aprendiz” e “Survivor”, além da construção de instalações em Santa Mônica, na Califórnia, nos arredores de Hollywood.
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